As dificuldades impostas pela pandemia aceleraram o desenvolvimento de inovações na gestão dos estacionamentos

Fonte: Entrevista de Thiago Piovesan (CEO da Indigo Estacionamentos no Brasil) ao site Mobilidade Estadão, em 17/11/2021

O primeiro grande avanço na gestão de estacionamentos ocorreu na análise de dados que são capturados e trafegam por sistemas integrados a uma central de monitoramento. O uso de novas tecnologias de ponta, a adoção de modelos totalmente remotos e a praticidade, cada vez maior, aos usuários são, sim, tendências aceleradas pela pandemia.

Nos estacionamentos, a tecnologia permitiu eliminar desde as modalidades mais tradicionais de pagamento até a necessidade de pressionar um botão – seguindo a tendência do touchless.

A simples identificação de uma placa de carro pode gerar alerta em um sistema de monitoramento, caso o veículo esteja associado a uma ocorrência recente. Informações básicas de entrada e saída de veículos, quando registradas e visualizadas em uma central robusta, se tornam dados essenciais e estratégicos para os estabelecimentos controlarem melhor o limite de fluxo permitido e se organizarem.

Por meio de amostragens mais amplas viabilizadas por relatórios, é possível identificar picos de movimento e comportamento do usuário, o que permite implementar ações voltadas ao público. Também é possível evitar transtornos em horários mais cheios ou identificando, em tempo real, falhas que estão causando filas.


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