Apesar da reabertura do comércio e o avanço da vacinação, o consumo não deslancha

Fonte: BBC News e Economia UOL, 01/09/2021

O avanço da vacinação e os sinais de retomada da economia – nos primeiros meses do ano – não foram suficientes para evitar que o consumo dos brasileiros atingisse seu pior patamar desde o início de 2019.

Estudo Consumer Insights, da Consultoria Kantar
O índice, que leva em consideração o consumo dentro e fora de casa, teve uma queda de 6% entre abril e junho deste ano quando comparado ao mesmo período de 2020.

O consumo (dentro de casa) de itens como alimentos e produtos para limpeza e higiene cresceu 25%; porém, itens (de fora de casa) como refeições, água mineral, energéticos, sucos, sanduíches, bolos, chocolates e barras de cereal caiu 36%. O único bom sinal veio dos jovens entre 18 e 29 anos das classes A, B e C; segmentos em que o consumo fora de casa teve um ligeiro aumento.

Desemprego e inflação

Dados do Kantar mostram que em 17% dos lares brasileiros ao menos uma pessoa perdeu o emprego neste ano. Ao mesmo tempo, o auxílio emergencial encolheu e chegou a menos pessoas neste ano, reduzindo ainda mais o poder de consumo das famílias mas pobres. A alta da inflação trabalha contra qualquer benefício que a retomada da economia traz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: